Apesar de termos o tópico «Acerca de nós» bem explícito, decidimos completar a nossa apresentação:
Olá e seja bem-vindo ao blogue pedroeinesparasempre. É com grande prazer que o acolhemos nesta viagem no tempo.
Somos alunos do 10ºF, da turma de Línguas e Humanidades da Escola Secundária/3 Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis.
Iniciámos este projecto numa tentativa de espalhar um pouco da História. Reavivar a memória de uns e aumentar a de outros que ainda não conhecem o mais belo romance de toda a História de Portugal.
Se encontrámos e decidimos entrar neste concurso sozinhos?! Não! Nem por sombras.
Foi graças à Professora Susana Neves, a actual coordenadora da nossa Biblioteca Escolar, que divulgou este concurso à nossa Directora de Turma, Cristina Lima Almeida, também nossa professora de História A, que se encarregou de nos transmitir não só a mensagem como o entusiasmo, a dedicação e o empenho para iniciarmos este projecto.
Mas, uma turma inteira com apenas duas professoras a supervisionar tantos trabalhos era quase impensável e, por isso, temos a acompanhar-nos nesta jornada a nossa professora de Português, Isabel Alegria, que nos orienta na parte da ortografia, organização da matéria,... enfim. Uma grande ajuda. Temos igualmente a orientação da professora Maria José, encarregue do Teatro escolar que escreveu uma peça para toda a turma representar e coordenou os nossos ensaios para aquela que vai ser a melhor representação do romance de D. Pedro e D. Inês de Castro. E ainda contámos com a ajuda de muitos outros professores que se "escondem" na sombra deste projecto. Contámos, igualmente, com a ajuda de muitos estabelecimentos de ensino e de outras instituições juntamente com a nossa escola ( todas elas mencionadas na hiperligação «Agradecimentos«).
Se já repararam, temos várias páginas por onde podem viajar com Pedro & Inês... Para sempre.
Temos múltiplas actividades organizadas em prol do nosso blogue:
- Teatro de fantoches e teatro escolar;
- Foto jornal;
- Cartas de amor;
- Diário de Inês;
- Livros aconselhados;
- E muito mais...
Por isso não faça questão. Puxe de uma cadeira bem confortável, pois temos a certeza de que não sairá desse sítio por muito tempo assim que deitar olhos ao nosso trabalho.
Relativamente à questão: "Será que D. Inês de Castro estará ligada ao nosso escritor, Ferreira de Castro?". Não, não está!
Sabemos sim que algumas das terras que se encontram perto da nossa escola pertenciam a um dos assassinos de D. Inês de Castro, Pêro Coelho.
Já viram a nossa sorte? Tantas vezes viajámos por estas terras e nunca lhes demos aquele valor histórico, nem nunca lhes colocámos olhares curiosos: "Quem passou por aqui?".
Bem, deixemos-nos de mais escrita. Aproveitem a leitura, porque ler não mata e umas frases a mais na memória não ocupam espaço!
Da melhor turma de sempre,
10ºF
Esculturas & Pinturas inspiradas em D.Pedro e D.Inês
terça-feira, 16 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um amor como este jámais poderá ser esquecido :D
ResponderEliminarParabéns ao 10ºF
Este amor sofrido, contrariado, perseguido, está na linha do fado português... Muito cedo o povo se habituou a gemer e chorar a sua má sina... E ainda carrega a mesma cruz ...!!!
ResponderEliminar