Esculturas & Pinturas inspiradas em D.Pedro e D.Inês

História de Portugal

Se queremos conhecer uma página de História, temos necessariamente que iniciar uma viagem no tempo… cerrar os olhos e deixarmo-nos transportar. Procurar a paisagem, os barulhos, os silêncios e os odores desses tempos passados. Assim, viajem, viajem sempre…

Portugal no século XIV e, mais concretamente no reinado de D. Afonso IV, era uma monarquia tocada pelas vivências e relações de dependência feudal, que o rei habilmente manejava para se afirmar, impor e transformar-se em suma numa monarquia centralizada. Deste facto é exemplo a publicação de várias leis centralizadoras.

O rei era o guardião da ordem, árbitro da equidade. Os tempos eram de alguma prosperidade económica e também de alguma paz interna, exceptuando-se alguns interregnos de querelas tão típicas do período medieval.

No contexto Ibérico, a monarquia portuguesa tinha alcançado prestígio, o que lhe valeu, por exemplo, a nossa participação na Batalha do Salado contra as hostes muçulmanas, em auxílio, do sogro de D. Afonso IV, D. Afonso XI de Castela. Os cristãos saborearam a vitória e o nosso rei mereceu o epíteto de O Bravo pela sua valentia. Mas este seu temperamento guerreiro e disciplinador interferiu na vida de seu filho, D. Pedro.

D. Pedro deixou o coração falar mais alto e não obedeceu às ordens autoritárias de seu pai. Quis a História mostrar a todas as gerações vindouras que o amor tudo pode e tudo consegue. Aliás, não há maior força que a do amor.

“ (…) O amor tem razões que a razão desconhece (…)” (Luís Vaz de Camões)

Cristina Lima Almeida



Bibliografia consultada:

in, COUTO, Célia Pinto do e ROSAS, Maria Antónia Monterroso - O Tempo da História, 2º parte. História A. 10ºano. Revisão científica de Elvira Cunha de Azevedo Mea, Porto: Porto Editora, 2009, p.108.